segunda-feira, novembro 27, 2006

"Há aí um projecto..."


“Então este ano, para onde vais espalhar o teu perfume?”

Respondi que não sabia ainda, que o meu futuro era incerto e que provavelmente não iria jogar. Ao que ele responde:”É que há aí um projecto…” (Estas reticências não são meramente decorativas, a entoação dada às palavras, a maneira de articular a frase, acompanhada de uma expressão facial de mistério e ao mesmo tempo de revelação eram implícitas.)

Assim nasceu, ou melhor, foi reinventado o termo “projecto”. Fossem estas palavras pronunciadas por alguém menos popular, de menor reconhecimento, digamos assim, e teria sido mais uma conversa banal… Mas não, estávamos perante Rui Maside, personagem querida do “pessoal todo”, carismático director desportivo do Eléctrico Futebol Clube, antiga glória do V. Setúbal e do Sporting. Conhecido pela maneira descontraída e sobretudo irónica com que brinda os seus interlocutores, seja qual for o teor da conversa. Ainda assim, seria mais uma conversa com o mister enquanto ele simulava desferir murros no ombro e essas coisas que faz sempre… Porém, quem é que se encontrava presente para além de mim e teve a suprema felicidade de ver baptizado o projecto? Nem mais nem menos que Bruno Castro, ou seja, Dona e Jorge Fernandes, ou seja… Pessoa. Qual Pessoa? O Pessoa… Ah, o Pessoa!

Será preciso dizer que mal estas palavras foram ouvidas por estes jovens, eles viram a luz? Perceberam de imediato que tinham presenciado o nascimento de uma nova era: a era do Projecto

Trocaram-se mais umas impressões, mas nem me lembro o que se disse, nem é importante… Na primeira oportunidade, comentamos a sorte que tivemos de assistir à génese, à descoberta do projecto… Estávamos felizes, víamos o mundo de outra forma a partir daquele momento… Nesse dia, assistimos ao pôr-do-sol. O âmbar que pintava o céu em pinceladas descuidadas, o chilrear melódico dos pássaros e o sussurrar suave do regato, tudo era lindo! Nas nossas mentes ecoava repetidas vezes a palavra “projecto”, estávamos em paz interior… Ok, fui longe demais, vou parar com estas paneleirices… O que aconteceu de facto é que estes dois compinchas e eu próprio (que nem somos nada gozões), não perdemos tempo a espalhar a Boa-nova: “Ia haver equipa de futsal… Era o… Adivinhem…PROJECTO!!!

Daqui em diante, o referido termo era o mais ventilado nas conversas de café. Muitas vezes vinha acompanhado de uma estridente gargalhada, entre golos de imperial e tremoços aos montes…

O projecto concretizou-se… Temeu-se o pior… O projecto ia acabar. Porque, pensem comigo: um projecto é um planear de qualquer coisa. Quando essa coisa se concretiza, deixa de ser um projecto e passa a ser uma realidade, não é? Mas neste caso tudo era diferente, este conceito tinha adquirido uma dimensão diferente, maior… E a obra que hoje está em marcha, continua a ser e será sempre… O projecto.

Se actualmente Projecto significa: amizade, entreajuda, solidariedade, luta, raça, atitude e união (estas três últimas são do Julinho…), no futuro significará campeão.

E perguntar-se-á: Qual projecto? O PROJECTO CAMPEÃO!!!

PS - A foto é só para eu me lembrar de como era bom quando tinha dois joelhos… Ah, é verdade, tenho que falar do meu irmão senão fica chateado… O afilhado do mister Quintino é um jogador do caraças. Sabe muito de futsal (não estou a gozar, ã?)…

1 comentário:

Unknown disse...

Gozões?!!? Axas k sim ?!!? ALMA PROJECTO... E.F.C.