sábado, novembro 26, 2011

Maria,

Quando soube que aí vinhas fiquei muito feliz. A tua mãe, brilharam-lhe os olhos como em poucas ocasiões… Vou guardar o sorriso dela, deitada na marquesa, a doutora com o aparelhómetro em cima da barriga e umas imagens difusas num ecrã à nossa frente. A doutora cheia de certezas: “É uma menina! Se não for, pago o enxoval” A tua mãe a olhar para mim, os olhos dela a brilhar - já tinha dito que brilhavam? - a procurarem os meus e o sorriso. O sorriso… Linda a tua mãe a sorrir assim. Tu também serás, linda!


Retribui o sorriso, emocionado e fiquei a ver a médica a escrever: M-E-N-I-N-A, enquanto me passava tanta coisa pela cabeça… Toda a gente dizia que ias ser um menino. Teorias, teorias e todas pareciam apontar no mesmo sentido: menino! Mas sabes?! Só tínhamos nome para menina. Há muito que tinhas nome, sabias? Tu ainda uma suposição, um ténue esboço, uma longínqua hipótese e já tinhas nome. “Se tiver uma filha há-de ser Maria.” Depois a tua mãe e eu e: “Se tivermos uma filha: Maria.”


Enfim, depois lembrei-me da tua avó… Sabes que és Maria por causa dela? Não a vais conhecer, mas vou-te falar dela e vais ver: orgulho. Ia ficar tão contente a tua avó… Vais ter o sorriso dela e da tua mãe.


Tão feliz, a tua avó, tão feliz. E o sorriso da tua mãe, os olhos a brilhar e eu: “Maria!”

13 comentários:

Sérgio disse...

Sábado de manhã, pouco depois de acordar vim ver os meus "feeds". Quem escrevera coisas novas? O Miguel Sousa Tavares e o Roger. Deixei o melhor para o fim. Fui ver o MST, que dizia: "O fim de uma era" como título, e um lamiré do texto em seguida "O mundo confortável que nos prometeram e em que quisemos acreditar acabou." Desenhou-se uma nuvem escura no céu; porra, logo pela manhã?! Parei, abandonei o MST, segui para o roger-a-jacto: "Maria". Maria? Hum... Li o texto de um só fôlego, com um sorriso em crescendo. Ergui os olhos no final, já sem nuvens no céu; vou ter sol o fim de semana todo!

Beijos,
Parabéns.

rogerAjacto disse...

Já li o artigo do MST. Sabes que quase que fui por aí? Tenho aqui um rascunho em que o texto começava:
"Hoje sem crise, sem nada, conheci-te, vi-te, amei-te... Em mim luz. A nuvem de pó a esfumar-se. As incertezas, as dúvidas com ele. Momento. Instante de luz sem picos. Sem nós, sem..."
Mas abandonei a ideia.
Curioso, não?!
Muito obrigado pelo comentário, adorei.
Beijos.

CF disse...

Rogério,

Tens um espaço muito pessoal e, ao mesmo tempo, belo. Sinto-me um intruso ao ler estas linhas. Não tenho o hábito de expressar os meus sentimentos como tu em público, mas gostei de te ler e continuarei a fazê-lo.

Miguel disse...

De certeza um dos melhores momentos da tua vida até agora. Outros, ainda melhores, virão concerteza. E se a Maria já faz os vossos olhos brilhar, também o fará a todos nós que vos acompanhamos.

Permite-me que, ainda antes de estar entre nós, envie uma mensagem à vossa Maria: é que dentro de todas essas certezas de que serias um rapaz, já a nossa Inês e os pais dela sabiam que vinha aí uma nova amiguinha para brincar.

Um beijinho, aparece quando puderes e quiseres. E aparece bem!

Nã disse...

Optaste bem por este texto Roger, simples e bonito, tal como o nome que escolheram=)
Se, tal como dizem, cada um tem o que merece, vocês estão safos!
Um abraço para ti, e um beijinho para elas*

Anónimo disse...

Caro amigo, não sou assim tão mais velho do que tu, mas tenho na memória que te vi crescer como a muitos outros dos nossos "amigos" comuns. Desde sempre que tive a melhor opinião sobre ti, no entanto apenas mais recentemente, por coincidências da vida, te começo a conhecer melhor. Só vem confirmar aquilo que já pensava. Depois do que aqui acabei de ler, factos não muito diferentes do que vivi há poucos anos também (os bons e os maus), a forma apaixonada como o escreves e sentes, parece que fui eu que o escrevi.... e escrevi mas foi "numa pagina em branco"...só pra mim...continua a viver dessa forma e a escrever também, vais gostar de recordar daqui a algum tempo e a Maria vai adorar conhecer-te desta forma....como diria o nosso "amigo comum", JP, "só te quero dizer.....gosto de ti". Um grande abraço e toda a felicidade do mundo para os três.
DF

rogerAjacto disse...

Obrigado David.

rogerAjacto disse...

Obrigado: Carlos, Miguel e Nã, obviamente!

Ana Costa disse...

L-I-N-D-O!
bjs

Anónimo disse...

Olá Rogério, não te conheço tão bem como conheço essa mãe de olhos brilhantes. Depois do que li e do que senti, pensei...esta estrelinha chamada Maria vai nascer com a sorte de poucos neste mundo! Vai nascer no centro do amor, dos afectos, daquilo que nos faz sermos pessoas de bem, integras e com capacidade de amar o próximo. Quem sabe a minha Maria e o meu Manel possam ter a sorte de serem amigos dessa estrelinha da sorte de nome Maria, como eu tive a sorte de ser amiga dessa mãe de olhos brilhantes..

Muitos parabéns.
Beijinho
Alda Falca

rogerAjacto disse...

Obrigado pelas vossas palavras, uma vez mais. A ver se a gente bebe mas é um copo (quem puder...)

Anónimo disse...

Com um rosto fechado e de olhos vidrados encanto-me com as tuas palavras simples, sentidas e fortes!
É um prazer ser teu amigo e a Maria vai ter um orgulho imenso nos seus pais.
Grande abraço primaço.
JP

Pitoxoroglü disse...

Grande RECA! Meu amigo já la vão uns dias desde que tu e a Dani nos "apresentaram", com um brilhozinho nos olhos, a Maria! Apenas dias depois tive oportunidade de ler o que sobre ela escreveras, e desde então que dia a dia penso nas tuas ternas e embaladoras palavras! Muitos Parabéns! Também nas palavras escritas se reconhecem os valores das pessoas, e a ti em especial reconheço valores idendicos aos meus o que me faz ter orgulho da amizade de longa data que temos! Um grande Abraço, e um beijinho à "Mãe dos olhos Brilhantes!" Vai dando noticias acerca do evoluir deste breve e doce momento! Pois porque vais ver que tudo agora passa a correr, o Bernardo já leva 17 meses assim como nao quer a coisa...Parece que foi ontem!

Alberto, Tânia e Benardo...